O ENSINO MÉDIO E O DEBATE SOBRE CONHECIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Celso do Prado Ferraz de CARVALHO Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5386

Resumo

Neste texto, nosso objetivo é discutir os conceitos de conhecimento e de profissionalização, e a forma como se manifestam no debate educacional. Em diferentes documentos recentes, a presença de conceitos como sociedade do conhecimento, trabalho imaterial, profissionalização e adaptação tem sido comum, embora com ênfases distintas. Outra questão que chama a atenção nessa produção é a presença de concepções culturalistas a informar o debate sobre o ensino médio. O ensino médio tem sido objeto de uma série de medidas legais que, entre outras coisas, anunciam o propósito da cidadania e da formação profissional. Várias questões têm assumido posição de destaque nesse debate e em seus processos de regulação.Palavras-chave: Ensino Médio. Conhecimento. Profissionalização.

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de CARVALHO, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Educação. Pesquisador de Políticas Educacionais e Currículo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação, Universidade Nove de Julho. Professor do Curso de Ciências Sociais.

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Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Dossiê Trabalho e Educação Básica