Para Lopes (2010), as mídias fornecem um grande material para o processo de mediação social, servindo também como instâncias privilegiadas para fornecer referências para o sujeito. Pode-se falar que as mídias, nesse cenário pós-moderno, agem como um novo campo de socialização. Um dos gêneros midiáticos de maior importância para o Brasil é a telenovela, que se constituiu como um gênero por excelência devido a sua especificidade de atingir a todas as classes sociais. A partir dessa constatação, o presente artigo contempla a telenovela como um objeto privilegiado acerca da cultura e da sociedade contemporânea brasileira, encarando-a como uma forma de transmissão cultural, que promove amplamente o processo de criação de identidades. Para tanto, o trabalho avança também na hipótese de a telenovela conter propriedades pedagógicas e sustenta a tese desse produto funcionar como um recurso comunicativo, tal como defende Lopes (2014).Palavras-chave: Telenovela. Identidade. Ficcionalidade. Representatividade.
Biografia do Autor
Rondinele Aparecido RIBEIRO, Universidade Estadual Paulista – UNESP
Mestrando em andamento em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Licenciado em Letras-Literatura pela UENP/CJ. Tem Especialização em Cultura, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. Acadêmico do 7º período do curso de Pedagogia (UCESP). Acadêmico do 4º período do curso de Direito (FANORPI-UNIESP).