O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ: OS INDICADORES DE OFERTA NAS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO DO MARAJÓ E METROPOLITANA DE BELÉM NO ANO DE 2014

Autores

  • Gean Ferreira NORONHA Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Ronaldo Marcos de Lima ARAÚJO Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Ana Maria Raiol da COSTA Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5444

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a oferta do ensino médio público nas Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana de Belém no ano de 2014. Nos procedimentos, foi adotada a pesquisa bibliográfica, além de contar com o banco de dados do INEP. Os resultados revelam que o número de matrículas do ensino médio vem desacelerando. Foi evidenciada a precariedade das condições de acesso e permanência dos nossos estudantes, além dos insuficientes serviços públicos prestados na escola. Os jovens que dependem do ensino médio público paraense são alijados do processo educacional. Isso compromete um de seus direitos sociais, educação básica pública, obrigatória e de qualidade. A conclusão aponta que o enfrentamento desta problemática exige grandes investimentos em educação, por parte do Governo do Estado do Pará, para que concretamente se encaminhe um Ensino Médio público com qualidade.Palavras-chave: Ensino Médio. Regiões de Integração. Pará, Indicadores Educacionais.

Biografia do Autor

Gean Ferreira NORONHA, Universidade Federal do Pará – UFPA

Graduado em Pedagogia no ano de 2016. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação, GEPTE.

Ronaldo Marcos de Lima ARAÚJO, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, (2000). Professor Associado da Universidade Federal do Pará , Brasil.

Ana Maria Raiol da COSTA, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará, (2012). Professora do Secretaria Estadual de Educação do Pará , Brasil.

Downloads

Publicado

2018-01-25