O TESTEMUNHO EM O SOBREVIVENTE: MEMÓRIA DE UM INFANTE QUE ESCAPOU DE AUSCHWITZ

Autores

  • Rosane Castro Pinto Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v12i18.7649

Resumo

Apresentamos neste texto uma análise da obra O Sobrevivente: memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz, publicado em 2000, numa parceria entre Aleksander Laks e Tova Sender. Trata do testemunho de Laks enquanto menino judeu-polonês, que experimentou na adolescência os traumas do cotidiano do campo de concentração de Auschwitz. A sobrevivência e sua relação de gratidão com o Brasil e sua identificação como brasileiro. Sua narrativa testemunha uma das maiores barbaridades sofridas por seu povo, durante a Shoah, na Segunda Guerra Mundial. Procuramos verificar de que forma a exceção e a vida nua se apresentam e dialogam na narrativa reverberando sua sobrevivência. O nazismo sem dúvida nos lembra a tortura e o sofrimento de um povo que foi penalizado, pois Auschwitz, não era apenas um campo de concentração, era também um campo de trabalho forçado, de humilhação, de sofrimento e de extermínio. Nessa perspectiva utilizaremos como chave de leitura as ideias de Giorgio Agamben baseado no estado de Exceção e na vida nua, conceitos estes considerados importantes para a compreensão e reflexão de um período em que os direitos fundamentais foram suspensos e a sua memória será sempre um desafio, principalmente quando se trata dos infantes.

Biografia do Autor

Rosane Castro Pinto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestado em Cidades, Territórios e Identidades pela Universidade Federal do Pará. Professora do ensino fundamental da prefeitura municipal de Abaetetuba/PA.

Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Teoria e História da Literatura pela UNICAMP. Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará - UFPA - Campus de Belém.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Dossiê Infância e Exceção