AS FESTAS DAS SEMENTES CRIOULAS: ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRODUÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores/as

  • Iara Aquino Henn Universidade Estadual do Oeste da Paraná – Unioeste
  • Serinei Cesar Grigolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18542/raf.v0i10.4429

Resumen

Nós consideramos as festas das sementes crioulas no Sul do Brasil como conhecimentosque se constituem e circulam nos espaços sociais entre atores, construindo redes nosprocessos de interação, os quais se constituem em inovações sociotécnicas. O objetivo desteartigo é analisar as festas das sementes crioulas no Sul do Brasil à luz da antropologia dasciências das técnicas de Latour (2000) e Callon (1986) e a partir da categoria “espaço social”de Bourdieu (2004), como lugar de produção e consagração do capital simbólico mobilizadopara criar grupos. A partir dessa discussão é possível fazer inferências sobre a relação entresementes crioulas e inovação e observar aspectos da produção e circulação de conhecimento eda produção e legitimação de práticas dos movimentos sociais, de agricultores e guardiões dassementes crioulas. Estas práticas ganham signos a partir da invenção das sementes melhoradas,diferenciando-se assim de espécie da biodiversidade crioula.

Biografía del autor/a

Iara Aquino Henn, Universidade Estadual do Oeste da Paraná – Unioeste

Licenciada em Pedagogia, mestra em Educação nas Ciências pela Universidade do Noroeste do RioGrande do Sul UNIJUI - RS. Doutora em Antropologia Social pela Universidad Nacional de Misiones,Faculdad de Humanidades, Postgrado en Antropologia Social de Posadas, Misiones, Argentina. Professoracolaboradora no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTECampus Francisco Beltrão - PR. Desenvolve pesquisas nos processos sociais e de educação relacionadosa agricultura ecológica.

Serinei Cesar Grigolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Agrônomo. Doutorando em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS.Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Dois Vizinhos. Desenvolvepesquisas em práticas inovadoras em extensão rural e de mobilização social e produção de conhecimentoem agroecologia.

Publicado

2014-12-01