AS FESTAS DAS SEMENTES CRIOULAS: ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRODUÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS
DOI :
https://doi.org/10.18542/raf.v0i10.4429Résumé
Nós consideramos as festas das sementes crioulas no Sul do Brasil como conhecimentosque se constituem e circulam nos espaços sociais entre atores, construindo redes nosprocessos de interação, os quais se constituem em inovações sociotécnicas. O objetivo desteartigo é analisar as festas das sementes crioulas no Sul do Brasil à luz da antropologia dasciências das técnicas de Latour (2000) e Callon (1986) e a partir da categoria “espaço social”de Bourdieu (2004), como lugar de produção e consagração do capital simbólico mobilizadopara criar grupos. A partir dessa discussão é possível fazer inferências sobre a relação entresementes crioulas e inovação e observar aspectos da produção e circulação de conhecimento eda produção e legitimação de práticas dos movimentos sociais, de agricultores e guardiões dassementes crioulas. Estas práticas ganham signos a partir da invenção das sementes melhoradas,diferenciando-se assim de espécie da biodiversidade crioula.Téléchargements
Publié-e
2014-12-01
Numéro
Rubrique
Artigos