DESAFIOS E CONQUISTAS DA APICULTURA NO VALE DO PARAÍBA-SP: A JORNADA DOS EMPREENDEDORES APÍCOLAS FAMILIARES

Autores

  • Luiz Eugênio Veneziani Pasin Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI
  • Lídia Maria Ruv Carelli Barreto Universidade de Taubaté-UNITAU
  • Elisa Maria Pires de Souza Projeto Apicultura Sustentável no município de Monteiro Lobato-SP
  • Ana Paula Dib Universidade de Taubaté-UNITAU
  • João Carlos Carlos Nordi Universidade de Taubaté-UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.18542/raf.v0i10.4426

Resumo

Em 2007, visando aproveitar o potencial da região do Vale do Paraíba-SP, melhorar o sistemade produção e promover ações empreendedoras entre os apicultores familiares, iniciou-se a construçãodas ações que resultou na metodologia denominada “Ciranda do Mel”. Esta possibilitou umaação multidisciplinar que envolveu diversos atores e agentes socioprodutivos com alcance de resultadossurpreendentes ao longo destes 07 anos. Esta metodologia de ações participativas se fundamentana atuação coletiva entre os participantes e o envolvimento dos familiares, onde durante a execuçãodo programa são realizadas visitas mensais, treinamentos; discussão das ações; aplicação de tarefase rodízio de acompanhamento dos resultados específicos nos apiários dos apicultores participantes.A “Ciranda do Mel” com o passar do tempo incorporou novos propósitos, que permitiram ampliar ohorizonte dos apicultores e seus familiares, alcançando um nível de arranjo e organização sócio produtiva,que viabilizou o alcance em outras áreas além da apicultura, como o desenvolvimento das artes,artesanato, culinária, cosméticos e produção de olerícolas. Atualmente o maior desafio dos grupos estána capacidade de se organizar para conquistar de maneira plena o acesso aos novos mercados institucionais(Programa de Aquisição de Alimentos-PAA e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar– PNAE), pois estas novas oportunidades têm possibilitado o surgimento de novos empreendimentosassociativos e a comercialização da produção ou parte dela.

Biografia do Autor

Luiz Eugênio Veneziani Pasin, Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Engenharia Agrícola ênfase em Planejamento e DesenvolvimentoRural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professor Adjunto da UniversidadeFederal de Itajubá (UNIFEI), Programa de Pós-graduação em Administração e Programa dePós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade. Diretor de Extensão Social. Coordenadorda Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP/UNIFEI). Desenvolve pesquisanas áreas de Empreendedorismo Socioambiental, Empreendimentos Solidários e Desenvolvimento Regional.

Lídia Maria Ruv Carelli Barreto, Universidade de Taubaté-UNITAU

Bacharel em Ciências Biológicas. Doutora em Nutrição e Produção Animal pela Universidade EstadualPaulista Julio Mesquita (UNESP). Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté (UNITAU).Diretora do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU. Coordenadora do Centro de EstudosApícolas da UNITAU. Presidente da Rede Nacional de Pesquisa e Cadeia do Pólen Brasileiro(RENAPOLEN). Desenvolve pesquisas na área da apicultura, própolis, pólen, mel e pós-colheita.

Elisa Maria Pires de Souza, Projeto Apicultura Sustentável no município de Monteiro Lobato-SP

Bacharel em Ciências Biológicas. Especialista em Apicultura pela Universidade de Taubaté (UNITAU).Coordenadora Técnica Projeto Apicultura Sustentável no município de Monteiro Lobato-SP. Desenvolvepesquisas na área da apicultura e sustentabilidade.

Ana Paula Dib, Universidade de Taubaté-UNITAU

Engenheira Agrônoma. Doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita(UNESP). Diretora Administrativa da Universidade de Taubaté (UNITAU). Desenvolve pesquisas naárea da apicultura, própolis, pólen, mel e pós-colheita.

João Carlos Carlos Nordi, Universidade de Taubaté-UNITAU

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Botânica pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita(UNESP). Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté (UNITAU). Desenvolve pesquisana área da apicultura, flora apícola, polinização, palinologia, matologia e arborização urbana.

Downloads

Publicado

2014-12-01