ESTUDO SOBRE A SAZONALIDADE DO PRODUTO MACARRÃO NO MERCADO VAREJISTA DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18542/ragros.v4i2.1209Resumen
RESUMO: O produto macarrão é um importante componente da cesta básica do brasileiro, contudo, nos últimos anos, tem sofrido aumento no seu preço, em virtude da variação do preço do trigo no mercado internacional. Este aumento tem nítido efeito sobre a variação do preço do macarrão no país, considerando, principalmente, que o Brasil importa grande parte do trigo utilizado na fabricação de pães, massas, biscoitos entre outros. Dessa feita, estimaram-se os Índices Estacionais do macarrão em uma série histórica de janeiro de 2000 a junho de 2007. A análise constou do Índice Estacional Médio, Índice Estacional Verdadeiro, Limites Inferiores e Superiores dos preços do macarrão ao longo de um ano, bem como análise de Amplitude e Índice Cíclico. Este estudo pode auxiliar no planejamento e comercialização das empresas que transacionam esse produto considerando a melhor época para formação de estoque. PALAVRAS-CHAVE: comercialização, formação de estoques, planejamento.Descargas
Publicado
2013-06-18
Número
Sección
Artigos Científicos