FUNGOS ASSOCIADOS A SEMENTES HÍBRIDAS DE DENDEZEIRO

Autores

  • Alex Queiroz Cysne Embrapa Amazônia Ocidental
  • Wanderlei Antônio Alves de Lima Embrapa Amazônia Ocidental
  • Maria Geralda de Souza embrapa Amazônia Ocidental

DOI:

https://doi.org/10.18542/ragros.v7i1.1935

Resumo

O conhecimento dos principais fungos que possam comprometer a qualidade das sementes torna-se indispensável no estabelecimento de áreas de cultivo de híbridos de dendezeiro, de forma a evitar a redução na produção e o aumento de custos. Assim, objetivou-se identificar os principais fungos associados a sementes híbridas intraespecíficas e interespecíficas de dendezeiro. Os lotes de sementes híbridas foram submetidos ao método de incubação em papel filtro (Blotter Test). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com 10 repetições. Foram detectados 22 fungos, divididos em saprófitas e potencialmente patogênicos. Destes destacam-se Thielaviopsis sp. e Rhizoctonia sp. como os mais frequentes encontrados em sementes híbridas interespecíficas e intraespecíficas, respectivamente. PALAVRAS-CHAVE: Elaeis guineensis, Micofauna, patologia de sementes.

Biografia do Autor

Alex Queiroz Cysne, Embrapa Amazônia Ocidental

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2006) e mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2009) . Atualmente é Analista B da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.      Atuando principalmente nos seguintes temas: Fitossanidade e Epidemiologia.

Wanderlei Antônio Alves de Lima, Embrapa Amazônia Ocidental

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) na área de Sitema de Produção Sutentável para Agroenergia com foco na cultura do dendezeiro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e produção de sementes, dendeicultura (produção de sementes e manejo), agricultura familiar e adubação orgânica.

Maria Geralda de Souza, embrapa Amazônia Ocidental

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1986), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cupuaçu, fungo, moniliophthora perniciosa, theobroma e crinipllis perniciosa.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-11-08

Edição

Seção

Notas Científicas/Técnicas