A PRIMEIRIDADE E INFINITO NA GRÉCIA ANTIGA E NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.18542/complexitas.v1i2.4367Palavras-chave:
Primeiridade. Conceito de número. Infinito. Experiência. Contemplação.Resumo
Apresenta a experiência de Primeiridade e ‘Infinito’, como um princípio universal e atemporal. Na história do pensamento, ela surge nos poemas concebidos por Homero (IIíada e Odisseia), sua ocorrência acontece em qualquer lugar, sem mudar a sua forma, não importa o período histórico. Essa mesma experiência ocorreu quando o poeta Lauro esteve pela primeira vez na Amazônia. Nela ele identificou as mesmas manifestações das experiências, do pastor, do marinheiro e do vigia que compõem os poemas de Homero. Cada representante da cultura da Grécia antiga foi substituído no mesmo poema por um representante da cultura amazônica (índio, barqueiro e ribeirinho) sem alterar a sua estrutura. Como condição de unidade do poema.Referências
FINSLER, G. Homer. Berlin: Leipzig, 1924.
HOUAISS, A. Dicionario da lingua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
IBRI, I. A. Kósmos Noétos. São Paulo: Ed. Perspectiva / Holon, 1992.
MONDOLFO, R. O Infinito no pensamento da antiguidade clássica. São Paulo: Mestre Jou, 1968.
NUNES, C. A. Ilíada e Odisseia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015.
PEIRCE, Charles. Collected papers of Charles S. Peirce. C. Hartshorne, P. Weiss (eds.) v.1– 6, e W. Burks (ed.), v. 7 – 8. Cambridge: Havard University Press, 1931 – 1958.
SILVA. A. A. Considerações Sobre Primeiridade e Continuidade na Fenomenologia de Charles S. Peirce. Dissertação (Mestrado em Filosofia). PUC/São Paulo, 1999.
SILVEIRA, L. F. B. da. Observe-se o fenômeno: forma e realidade na semiótica de Peirce. In: Incursões Semióticas. Coleção CLE, v. 65, p. 2331, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de publicação inédita para o periódico.
Permissões de direitos de autor
Ao aceitar a Declaração de Direito Autoral o(s) autor(es) autoriza(m) a Complexitas – Revista de Filosofia Temática a publicar o texto submetido por meio impresso, eletrônico, CDRom, internet ou outro meio conhecido.