A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: EDUCAÇÃO PARA O PENSAMENTO E PARA A POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.18542/hendu.v5i1.1918Resumen
O artigo se propõe a investigar, no contexto da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a quem ela seria dirigida e qual seria o seu propósito. Assim, a partir da conclusão de que este documento – que estabelece as bases para a reconstrução jurídica e filosófica dos direitoshumanos inaugurada com a criação da Organização das Nações Unidas – teria como objetivo principal a educação em direitos humanos, o artigo analisa como esta forma de promoção dos direitos humanos e essa expressão foram traduzidas por documentos internacionais ulteriores.Finalmente, no estudo dos fundamentos filosóficos e significados dos princípios enunciados por esses documentos e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos em si, olha para a educação em direitos humanos como pensamento, formação e resgate da política, dialogando principalmente com Hannah Arendt. Palavras-chave: educação em direitos humanos, Hannah Arendt, formação, pensamento, política.Descargas
Publicado
2014-11-21
Número
Sección
Artículos Científicos Originales