DESCOLONIZANDO O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS?
DOI :
https://doi.org/10.18542/hendu.v5i1.1913Résumé
É possível pensar os direitos humanos em chave descolonial? A trajetória de seureconhecimento é universal, universalizável ou oculta outras trajetórias de lutas?Neste sentido, pensam-se seis pontos para repensar a questão: a) as distintasmodernidades europeias, incluindo o período ibérico; b) o processo revolucionário,para além das revoltas burguesas, incluindo outras insurreições antissistêmicas;c)a infl uência da diáspora africana e da escravidão para repensar o sofrimentohumano ocultado; d) a segunda onda de descolonização dos países, em especialafricanos e asiáticos, que põe na agenda internacional a luta pela independênciae a reconfi guração de outras tradições não europeias; e) a utilização de novastécnicas, como literatura, cinema e artes visuais, abrindo campo para experimentação de visões alargadas de direitos humanos; f) a antropologia dos sentidos, de tal forma que os cinco sentidos sejam utilizados para dar novos sentidos à temática de direitos humanos. Palavras-chave: Descolonização – Modernidades – Eurocentrismo – Diáspora Africana – Antropologia dos Sentidos.Téléchargements
Publié-e
2014-11-24
Numéro
Rubrique
Artigos Científicos Originais