Quando o professor recorda...Considerações sobre o passado do ensino de língua portuguesa

Autores

  • Graziela Lucci de Angelo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i36.1107

Resumo

Este trabalho propõe-se a discutir a viabilidade de se levar em conta a palavra do professor de língua portuguesa, com um percurso profissional já trilhado, no processo de formação (inicial ou continuada) de professores como instrumento a possibilitar um diálogo entre o passado e o presente desse ensino. Para isso são analisados dois depoimentos orais de duas professoras de língua portuguesa já aposentadas, narrando suas experiências profissionais. A leitura desses depoimentos permite dizer que o uso desse gênero pode tanto trazer subsídios para uma compreensão não unívoca do passado do ensino de língua portuguesa quanto estabelecer uma articulação entre o passado e o presente desse ensino, lacuna ainda não preenchida nos nossos cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Graziela Lucci de Angelo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Linguística Aplicada; docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Letras Clássicas e Linguística, Centro de Artes e Letras / Programa de Pós-Graduação. Santa Maria – RS – Brasil.

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Publicado

2013-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)