Formação do professor para o uso das tecnologias digitais

Autores

  • Janúzia Nazaré Santos Romão Universidade Federal de Lavras
  • Patrícia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7329

Resumo

Este artigo objetiva suscitar a reflexão do professor, sobretudo professor de Língua Inglesa, para o uso das tecnologias digitais como artefatos pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa de campo, logo é um estudo de caso, que analisou as práticas pedagógicas de quatorze professores de sete escolas públicas do sul de Minas Gerais. Os resultados apontaram que os professores ainda apresentam dificuldade em se apoiarem nas tecnologias digitais como mediadoras do ensino e quando o fazem não demonstram segurança para suas escolhas. Há evidências da fragilidade na formação inicial e continuada desses professores. Logo, o presente trabalho apresenta em seu desfecho o esboço de uma oficina aos professores participantes, com o intuito de contribuir com a formação crítico reflexiva em torno da utilização das tecnologias digitais como artefato pedagógico.

Biografia do Autor

Janúzia Nazaré Santos Romão, Universidade Federal de Lavras

Mestre em língua inglesa pela Universidade Federal de Lavras (UFLA

Patrícia Vasconcelos Almeida, Universidade Federal de Lavras

Doutora,Professorade Lingua Inglesa na Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)