Mapeando os estudos sobre gênero textual: trilhas de pesquisa e ensino

Autores

  • Maria do Socorro Oliveira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7340

Resumo

A partir de um mapeamento dos estudos sobre gênero textual, este estudo objetiva oferecer um corpo de conceitos básicos que serve de ligação entre a pesquisa teórica e a prática do professor em sala de aula, com vistas a se promover na escola um trabalho pedagógico consciente e produtivo. Entendemos que uma melhor compreensão dessa unidade de estudo por professores (e não apenas por pesquisadores) implica um redirecionamento tanto da postura do professor quanto de sua prática em sala de aula. Afinal, o que o professor ensina e como ele ensina decorrem da compreensão que ele tem dos fenômenos de linguagem. Diferentes concepções originam diferentes práticas.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Oliveira, UFRN

Professora Titular de Linguística e Linguística Aplicada do Departamento de Letras da UFRN. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e ao PROFLETRAS. 

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Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)