As mídias virtuais no Brasil (2014-2018): condições de produção da docência
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7346Resumo
Neste estudo, que deriva de pesquisa realizada durante o curso de mestrado em educação (PPGEDU/UFRGS), entre 2015 e 2017, fizemos um levantamento de artigos da internet, que circularam entre 2014 e 2018, relacionados aos contextos vividos pelos profissionais da educação com o objetivo de apresentar um panorama das condições de produção do ser/estar docente no contexto brasileiro, tanto discorrendo sobre a educação e a formação docente quanto desenhando um trajeto que inclui problematização sobre sua (des)valorização, sua identidade, seu papel e função social. O problema que inquieta envolve compreender como as condições de produção do magistério no Brasil afetam esta prática social que é a docência. Para um tal empreendimento, mobilizamos o conceito de condições de produção da Análise de Discurso francesa, que tem Michel Pêcheux como seu fundador, mas sem a intenção de produção de uma análise de discurso em si haja vista este trabalho ser de caráter mais teórico e de contextualização. Para suporte a respeito da temática da formação, identidade e valorização docente, os autores Claude Lessard, Maurice Tardif, Antônio Nóvoa e Dóris Fiss foram importantes.Downloads
Publicado
2019-08-02
Edição
Seção
Artigos de Tema Livre