As mídias virtuais no Brasil (2014-2018): condições de produção da docência

Autores

  • Marcos Salmo Silva de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7346

Resumo

Neste estudo, que deriva de pesquisa realizada durante o curso de mestrado em educação (PPGEDU/UFRGS), entre 2015 e 2017, fizemos um levantamento de artigos da internet, que circularam entre 2014 e 2018, relacionados aos contextos vividos pelos profissionais da educação com o objetivo de apresentar um panorama das condições de produção do ser/estar docente no contexto brasileiro, tanto discorrendo sobre a educação e a formação docente quanto desenhando um trajeto que inclui problematização sobre sua (des)valorização, sua identidade, seu papel e função social. O problema que inquieta envolve compreender como as condições de produção do magistério no Brasil afetam esta prática social que é a docência. Para um tal empreendimento, mobilizamos o conceito de condições de produção da Análise de Discurso francesa, que tem Michel Pêcheux como seu fundador, mas sem a intenção de produção de uma análise de discurso em si haja vista este trabalho ser de caráter mais teórico e de contextualização. Para suporte a respeito da temática da formação, identidade e valorização docente, os autores Claude Lessard, Maurice Tardif, Antônio Nóvoa e Dóris Fiss foram importantes.

Biografia do Autor

Marcos Salmo Silva de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Linha de Pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, Eixo Temático: Docência e Discurso. Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas – RS.

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Publicado

2019-08-02