Discurso e formação de professor: documentos que instituem sentidos para práticas profissionais

Authors

  • Vera Lúcia de Albuquerque Sant'Anna Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i38.1272

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar compreensões de sentidos de formação de professor e seus possíveis desdobramentos no que concerne à valorização dos saberes advindos da experiência, que circulam no campo dos discursos da prescrição, em particular no Parecer CNE/CP nº 9/2001, que trata dos fundamentos para a formulação das Resoluções CNE/CP nº 1 e nº 2 de 2002. Essas, por sua vez, vão instituir as diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Esta proposta compreende a análise de textos relacionados ao trabalho/formação como um lugar de encontros conceituais, conceitos esses advindos de estudos ergológicos voltados para o trabalho (SCHWARTZ, 1992), da análise do discurso e seu enfoque sobre etos e heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998; MAINGUENEAU, 2005; ROMUALDO, 2008).

Published

2013-08-04

Issue

Section

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)