A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Raimundo Nonato de Oliveira FALABELO UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i32.3652

Resumen

Este artigo tem o objetivo de mostrar a relação de jovens com textos, enquanto campos de sentidos e significados, evocando imagens, o lúdico, o entretenimento, o prazer, num jogo em que cada leitura e escrita são vividas como um acontecimento interdiscursivo. Como embasamento teórico, assume-se que o individuo singulariza se nas relações intersubjetivas, mediadas pela cultura e pela linguagem. A metodologia c0om os textos poéticos e narrativos foi decisiva para o envolvimento dos alunos, além da possibilidade de articular se a uma determinada temática que eles poderiam explorar em suas produções textuais, tais como amor, vida, trabalho, juventude, dignidade, direitos, preconceito, discrimação, etc. A leitura e a literatura foram trabalhadas enquanto magia, sedução, ativação do imaginário. A leitura como móvel  para colocar a linguagem em funcionamento e em movimento, vivendo e experimentando- a como prática social: desabilitação, ruptura com a vida cotidiana, deslocamento de lugares, articulação com outros campos de sentidos.PALAVRAS- CHAVE: Leitura; Literatura; Interdiscursividade.

Publicado

2016-08-05

Número

Sección

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)