O trabalho docente no atendimento educacional especializado: a apreensão das representações sociais

Autores/as

  • Arlete Marinho Gonçalves Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i45.3709

Resumen

O Estudo tem como objetivo apreender as representações sociais de professores sobre o trabalho docente dos que atuam na educação especial. O estudo se fundamentou na Teoria das Representações Sociais de abordagem Estrutural. Os dados foram produzidos com 32 docentes. Utilizou-se o questionário e a técnica de associação livre. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software EVOC 2002. O Núcleo Central evidenciou as “relações de afeto” e “comprometimento docente”, ancorados nas evocações “paciência, compreensão e responsabilidade”. Conclui-se que os docentes que trabalham no atendimento do público alvo da educação especial tem como principio a relação de compromisso e responsabilidade voltada para o respeito ao diferente e ao seu tempo de aprender.PALAVRAS-CHAVE: Atendimento Educacional Especializado. Teoria das Representações Sociais. Trabalho Docente.

Publicado

2016-09-02

Número

Sección

Dossiê A literatura luso-brasileira no contexto global: atravessando fronteiras