Discurso e atividade de seleção de professores
DOI :
https://doi.org/10.18542/moara.v1i38.1276Résumé
Este artigo tem como objetivo contribuir para a problematização de uma prática social instituída a partir do surgimento do estado democrático que legitima o processo de escolha profissional de professores. Para além das funções de avaliar, selecionar e classificar, os concursos públicos vinculam-se a uma memória discursiva, ou seja, constituem um patrimônio acerca do que “se diz sobre”, “se espera” e “se deve saber” para vir a ser professor da rede pública. Tomando como fio condutor seleções de professores de espanhol como língua estrangeira, o artigo reúne breves considerações sobre a origem, a trajetória e o atual momento desses concursos, tendo como foco a França e o Brasil. Considera a noção de prática discursiva (FOUCAULT, [1969]1997) e referenciais teóricos da Análise do discurso (MAINGUENEAU, [1987]1997; GREGOLIN, 2004), assim como aportes da História da Educação (CHERVEL, 1993; BELHOSTE, 2002).Téléchargements
Publié-e
2013-08-04
Numéro
Rubrique
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)