EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUESTÕES LINGUÍSTICAS: QUANDO A ORTOGRAFIA TORNA- SE UM PROBLEMA, A EXPERIÊNCIA WAIMIRI ATROARI

Auteurs-es

  • Ana Carla BRUNO Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

DOI :

https://doi.org/10.18542/moara.v2i32.3646

Résumé

Neste ensaio, eu apresento um breve resumo da situação linguistica- cultural e do Projeto de Educação da Etnia Waimiri Atroari. Discuto o problema que comunidades, linguistas e pessoas envolvidas com projetos de Educação Indígena enfrentam quando não trabalham a questão da “clarificação ideológica” dos mesmos. E utilizando minha própria experiência entre os  Waimiri Atroari, eu também abordo como o status dado a escola e a elaboração de ortografias estão relacionados a esta problemática.PALAVRAS- CHAVE: Problemas Lingüísticos; Educação Indígena; Escola Waimiri Atroari; Ortografia.

Publié-e

2016-08-05

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)