ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E O ESTUDO DO ENVELHECIMENTO HUMANO: REVISÃO DOS ESTUDOS DE APLICAÇÃO

Autores

  • Celso Goyos Universidade Federal de São Carlos
  • Rosana Ap. Salvador Rossit Universidade Federal de São Paulo
  • Nassim Chamel Elias Universidade Federal de São Carlos
  • Giovana Escobal Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Chereguini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v5i2.927

Resumo

O ensino de habilidades e o uso de procedimentos comportamentais têm demonstrado efetividade no cuidado de idosos dependentes, aumentando e/ou mantendo habilidades funcionais e evitando a institucionalização. O presente artigo objetivou levantar dados na literatura da área que deem suporte para o uso de procedimentos e técnicas em análise do comportamento, que possam ser eficazes no tratamento de disfunções comportamentais em população idosa. Realizou-se um levantamento bibliográfico em diversos periódicos da área de análise do comportamento, destacando-se os artigos que tinham como alvo populações idosas, seus cuidadores e instituições que prestam serviços a essa clientela. Foram analisados 16 artigos. Esses artigos apresentam estudos sobre memória, comportamento de vaguear, redução da incontinência urinária e fala desconexa. Os resultados sugerem eficácia no uso de intervenções comportamentais com idosos e a necessidade de estudos adicionais utilizando delineamentos experimentais mais rigorosos e medidas de validade social. Na atenção ao idoso, deve-se considerar que a manutenção, aquisição ou recuperação de uma habilidade traz benefícios pessoais, como autonomia, aumento da autoestima e melhor domínio de seu ambiente físico e social. Palavras-chave: gerontologia, análise do comportamento, habilidades funcionais, independência do indivíduo idoso.

Biografia do Autor

Celso Goyos, Universidade Federal de São Carlos

Bolsista produtividade, CNPq Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia. C.P. 676, Tel.: (16) 3351-8498, São Carlos/SP, CEP: 13565-905 UFSCar

Rosana Ap. Salvador Rossit, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Curso de Terapia Ocupacional, Santos/SP.

Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos

Bolsista de pós-doutorado Fapesp, pesquisador associado do Departamento de Psicologia da UFSCar.

Giovana Escobal, Universidade Federal de São Carlos

Bolsista de doutorado Fapesp, Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar.

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Publicado

2012-08-29

Edição

Seção

Artigos Teóricos