ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E O ESTUDO DO ENVELHECIMENTO HUMANO: REVISÃO DOS ESTUDOS DE APLICAÇÃO

Autores/as

  • Celso Goyos Universidade Federal de São Carlos
  • Rosana Ap. Salvador Rossit Universidade Federal de São Paulo
  • Nassim Chamel Elias Universidade Federal de São Carlos
  • Giovana Escobal Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Chereguini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18542/rebac.v5i2.927

Resumen

O ensino de habilidades e o uso de procedimentos comportamentais têm demonstrado efetividade no cuidado de idosos dependentes, aumentando e/ou mantendo habilidades funcionais e evitando a institucionalização. O presente artigo objetivou levantar dados na literatura da área que deem suporte para o uso de procedimentos e técnicas em análise do comportamento, que possam ser eficazes no tratamento de disfunções comportamentais em população idosa. Realizou-se um levantamento bibliográfico em diversos periódicos da área de análise do comportamento, destacando-se os artigos que tinham como alvo populações idosas, seus cuidadores e instituições que prestam serviços a essa clientela. Foram analisados 16 artigos. Esses artigos apresentam estudos sobre memória, comportamento de vaguear, redução da incontinência urinária e fala desconexa. Os resultados sugerem eficácia no uso de intervenções comportamentais com idosos e a necessidade de estudos adicionais utilizando delineamentos experimentais mais rigorosos e medidas de validade social. Na atenção ao idoso, deve-se considerar que a manutenção, aquisição ou recuperação de uma habilidade traz benefícios pessoais, como autonomia, aumento da autoestima e melhor domínio de seu ambiente físico e social. Palavras-chave: gerontologia, análise do comportamento, habilidades funcionais, independência do indivíduo idoso.

Biografía del autor/a

Celso Goyos, Universidade Federal de São Carlos

Bolsista produtividade, CNPq Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia. C.P. 676, Tel.: (16) 3351-8498, São Carlos/SP, CEP: 13565-905 UFSCar

Rosana Ap. Salvador Rossit, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Curso de Terapia Ocupacional, Santos/SP.

Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos

Bolsista de pós-doutorado Fapesp, pesquisador associado do Departamento de Psicologia da UFSCar.

Giovana Escobal, Universidade Federal de São Carlos

Bolsista de doutorado Fapesp, Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar.

Publicado

2012-08-29

Número

Sección

Artigos Teóricos