“Oi, Quem está olhando minhas estatísticas?” – Uma discussão do desempenho de estudantes da Educação Básica sobre média aritmética

Autores

  • Luan Costa de Luna Universidade Federal de Pernambuco
  • José Ivanildo Felisberto de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6116

Palavras-chave:

média aritmética, medidas de tendência central, educação estatística, ensino e aprendizagem de estatística, campo conceitual

Resumo

Neste artigo analisamos e discutimos o desempenho de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de uma escola privada da Região Metropolitana de Recife-PE sobre o conceito de média aritmética. Para tanto, foi elaborado um teste diagnóstico com cinco questões, as quais traziam diferentes significados desse conceito em situações com e sem representação gráfica. Os resultados mostram que o nível de escolaridade foi um fator determinante no desempenho deste grupo de estudantes, entretanto abaixo do esperado. No que tange aos diferentes significados do campo conceitual da média aritmética, observamos que os estudantes apresentam dificuldades na compreensão dos referidos significados.  Constatamos que a representação gráfica influenciou dificultando no desempenho dos estudantes. Quanto às estratégias de resolução, identificamos que os estudantes concebem equivocadamente a média aritmética como sendo: soma de um conjunto de valores; um número que é dividido por dois; o termo central de um conjunto de valores disposto em ordem crescente (mediana); e/ou um número terminado em zero. Além disso, percebemos que apresentaram dificuldades com o cálculo da divisão. Por meio deste estudo esperamos subsidiar o trabalho do professor para abordar em suas aulas de matemática o conceito de média aritmética considerando os diferentes significados que sustentam este conceito.

Biografia do Autor

Luan Costa de Luna, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística - GPEME e do Projeto de Pesquisa em Rede Observatório da Educação/CAPES Edital 2012 (UFMS/UEPB/UFAL). Foi Intercambista Internacional do Programa Santander na Universidade de Granada/Espanha (2015) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq GITPCEM entre os anos de 2013-2016. Participou do Projeto de Extensão Curso Pró-ENEM como Professor e Coordenador da área de Matemática (2012 -2016) e do Projeto de Extensão UEPB sem Fronteiras (2016). Atua no campo de estudo e pesquisa da Educação Matemática, em especial sobre Educação Matemática Crítica e o Uso de calculadoras nas aulas de Matemática.

José Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - CAA/UFPE e na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Frassinete do Recife - FAFIRE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atuou como Técnico Educacional da Secretaria de Educação de Pernambuco e como Professor Substituto do Centro de Educação da UFPE. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística, bem como com Formação de Professores de Matemática.

Referências

ALVES, T. A. S. Conhecimentos de professores de matemática da educação básica sobre o ensino de medidas de tendência central. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, SP, 2016.

BASNIAK, M. I. ESTEVAM, E. J. G. O GeoGebra e a Matemática da Educação Básica: frações, estatística, círculo e circunferência. Curitiba: Ithala, 2014.

BATANERO, C. Significado y comprensión de las medidas de posición central. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada.UNO, p. 41-58, 2000. Disponível em: http://www.ugr.es/~batanero. Acessado em: 12 abr. 2018

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acessado em: 09.abr.2018.

CARVALHO, J. E. F. Média aritmética nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

CARVALHO, J. I. F. GITIRANA, V. Média aritmética - uma análise das atividades do livro didático de matemática adotados no brasil. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v.27, p. 681-688, 2014.

CHATZIVASILEIOU, E. MICHALIS, J. TSALIKI, C. Elementary school students’ understanding of concept of arithmetic mean. In C. Reading (Ed.), Proceedings of the 8th International Conference on Teaching Statistics. Ljubljana, Slovenia, 2010. Disponível em: https://iaseweb.org/documents/papers/icots8/ICOTS8_C280_EVANTHIS.pdf. Acessado em: 05.abr.2018.

DAMIN, W. JUNIOR, G. PEREIRA, R. O conceito de média aritmética nos anos finais do ensino fundamental. Boletim Online de Educação Matemática, v.4. n.6, p. 48-68, 2016.

EUGÊNIO, R. S. Exploração sobre média no software tinkerplots 2.0 por estudantes do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

EUGÊNIO, R. S. CARVALHO, L. M. T. L. MONTEIRO, C. E. F. Média aritmética em diferentes situações: identificando níveis de interpretação de estudantes do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1183-1201, 2016.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

MAGINA, S. CAZORLA, I. GITIRANA, V. GUIMARÃES, G. Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba: Ed UFPR, n. especial 2, p. 5972, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/04.pdf. Acessado em: 30.mar.2018.

MARCOLINO, P. R. F. Aprendizagem significativa na educação estatística: uma análise da compreensão do conceito de média aritmética com estudantes do 1º ano do ensino médio. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal de Pernambuco, CAA, 2017.

MARQUES, M.; GUIMARÃES, G; GITIRANA, V. Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p.725-745, dez.2011.

MAYÉN, S. DÍAZ, C. BATANERO, C. Conflictos semióticos de estudiantes con el concepto de mediana. Statistics Education Research Journal, v. 8, n. 2, p. 74-93, 2009.

PERNAMBUCO. Parâmetros curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Currículo de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. 2012.

VERGNAUD, G. L’enfant, la mathématique et la realité. Berne, Francfort/M : Peter Lang, 1981.

WATSON, J. M.; MORITZ, J.B. The longitudinal development of understanding of average. Mathematical Thinking and Learning, v. 2, n. 1-2, p. 11-50, 2000.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos