“Oi, Quem está olhando minhas estatísticas?” – Uma discussão do desempenho de estudantes da Educação Básica sobre média aritmética

Autores/as

  • Luan Costa de Luna Universidade Federal de Pernambuco
  • José Ivanildo Felisberto de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6116

Palabras clave:

média aritmética, medidas de tendência central, educação estatística, ensino e aprendizagem de estatística, campo conceitual

Resumen

Neste artigo analisamos e discutimos o desempenho de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de uma escola privada da Região Metropolitana de Recife-PE sobre o conceito de média aritmética. Para tanto, foi elaborado um teste diagnóstico com cinco questões, as quais traziam diferentes significados desse conceito em situações com e sem representação gráfica. Os resultados mostram que o nível de escolaridade foi um fator determinante no desempenho deste grupo de estudantes, entretanto abaixo do esperado. No que tange aos diferentes significados do campo conceitual da média aritmética, observamos que os estudantes apresentam dificuldades na compreensão dos referidos significados.  Constatamos que a representação gráfica influenciou dificultando no desempenho dos estudantes. Quanto às estratégias de resolução, identificamos que os estudantes concebem equivocadamente a média aritmética como sendo: soma de um conjunto de valores; um número que é dividido por dois; o termo central de um conjunto de valores disposto em ordem crescente (mediana); e/ou um número terminado em zero. Além disso, percebemos que apresentaram dificuldades com o cálculo da divisão. Por meio deste estudo esperamos subsidiar o trabalho do professor para abordar em suas aulas de matemática o conceito de média aritmética considerando os diferentes significados que sustentam este conceito.

Biografía del autor/a

Luan Costa de Luna, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística - GPEME e do Projeto de Pesquisa em Rede Observatório da Educação/CAPES Edital 2012 (UFMS/UEPB/UFAL). Foi Intercambista Internacional do Programa Santander na Universidade de Granada/Espanha (2015) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq GITPCEM entre os anos de 2013-2016. Participou do Projeto de Extensão Curso Pró-ENEM como Professor e Coordenador da área de Matemática (2012 -2016) e do Projeto de Extensão UEPB sem Fronteiras (2016). Atua no campo de estudo e pesquisa da Educação Matemática, em especial sobre Educação Matemática Crítica e o Uso de calculadoras nas aulas de Matemática.

José Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - CAA/UFPE e na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Frassinete do Recife - FAFIRE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atuou como Técnico Educacional da Secretaria de Educação de Pernambuco e como Professor Substituto do Centro de Educação da UFPE. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística, bem como com Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2019-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos