Percepções dos tutores presenciais sobre a formação inicial de professores de Química em EaD ofertada pelo IFMT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6031

Palabras clave:

educação a distância, formação de professores, tutoria

Resumen

São muitos os atores envolvidos em um curso de licenciatura na modalidade da Educação a Distância (EaD), dentre os quais, nesse texto, destacam-se os tutores presenciais. As posições e responsabilidades assumidas, além das atribuições e funções desempenhadas, os tornam observadores privilegiados. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos tutores presenciais do Curso de Licenciatura em Química em EaD, ofertado pelo IFMT, sobre os desafios que encontram nesse percurso, as lacunas que identificam no curso e os conhecimentos proporcionados aos futuros professores. Realizada durante o primeiro semestre de 2018, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Dos 16 tutores atuantes no curso, 8 deles aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. Para coletar dados foi utilizado um formulário eletrônico contendo seis questões abertas. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica conhecida como análise de conteúdo. As categorias identificadas foram: desafios existentes neste processo formativo; dificuldades ou lacunas identificadas no decorrer do curso; e conhecimentos proporcionados aos futuros professores de química. Com estas percepções é possível compreender como está ocorrendo o processo formativo no IFMT, sendo que tais informações poderão possibilitar o planejamento de ações que promovam melhorias no curso.

Biografía del autor/a

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutorado em andamento Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino (UNIVATES). Especialização em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira (UFMT). Graduação em Licenciatura em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa, , localizado no município de Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Doutorado e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS). Pós-doutorado em andamento (Universidade de Aveiro). Professora do Centro Universitário UNIVATES e orientadora nos PPGEnsino e Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Ensino de Química (Universidade de Aveiro). Doutorado em Biomassa e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS).Professor do PPGEnsino da UNIVATES e do PPGQVS da UFRGS.

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Publicado

2019-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos