Meio ambiente e sustentabilidade em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Claudio Cristiano Liell Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil
  • Magale Pereira Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6164

Palabras clave:

livro didático de Matemática, Educação Ambiental, anos iniciais

Resumen

A inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar, proposta pelos Planos Curriculares Nacionais, através do tema Meio Ambiente, implicou num processo de inovação educativa. O livro didático de matemática, para estar em consonância com essa orientação, deve também tratar dessa temática. Para a realização deste estudo e a verificação da abordagem dessa temática nos livros didáticos, foram tomados como referência e investigados os livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotados e utilizados pelos professores nas escolas municipais e estaduais de São Sebastião do Caí/RS, Brasil, no ano de 2018. A pesquisa revelou que a temática ambiental ainda é pouco explorada nos livros didáticos de matemática, pois não está presente em todos os livros pesquisados e aparece com maior frequência envolvendo os conteúdos de unidades de Medidas e Estatística e abordando, principalmente, o lixo, preservação dos animais e desperdício de água.

Biografía del autor/a

Claudio Cristiano Liell, Universidade Luterana do Brasil

Professor, Pesquisador, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil

Professor titular do PPGECIM ULBRA, Doutor em Ciências e pesquisador

Magale Pereira, Universidade Luterana do Brasil

Professora e Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática

Citas

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Publicado

2019-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos