Polêmicas contemporâneas sobre o método científico: uma revisão sistemática da literatura

Auteurs-es

  • Naiana Ribeiro Maximilla Universidade Federal do Rio Grande
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6156

Mots-clés :

Método científico, Filosofia da Ciência, História da Ciência, Ensino de Ciências

Résumé

A ciência, desde sua emergência como a conhecemos, entre os séculos XVI e XVII, vem ocupando um lugar de destaque cada vez maior na sociedade humana. Sendo frequentemente referida e definida como a fonte da verdade e produtora de fatos incontestáveis, tornou-se aos poucos isenta de contestações. O método científico se funde com a ciência moderna, mas pouco se discute sobre suas possíveis limitações práticas e epistemológicas - justamente por esse ser um termo já naturalizado e que sustenta a metanarrativa científica. No imaginário coletivo, o método científico é o que confere legitimidade à ciência e sua produção de verdades. No presente trabalho, nosso objetivo foi investigar na literatura estudos que problematizassem o método científico na contemporaneidade. De 205 artigos recuperados na busca, apenas sete problematizavam o método científico. Todos os trabalhos eram em língua estrangeira e articulavam questionamentos sobre o método com a educação científica. Os artigos recuperados concordaram em alguns aspectos: o método científico não é universal; não segue etapas pré-definidas e não é linear. Ao contrário, segundo os autores, a investigação científica é complexa, depende da criatividade do pesquisador e, muitas vezes, a objetividade almejada com tal método pode limitar o processo da investigação.

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Publié-e

2019-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos