IDENTIDADE E ALTERIDADE NO CINEMA DOS BÁLCÃS EM TORNO DA GUERRA NA EX-IUGOSLÁVIA

Authors

  • Élcio Loureiro Cornelsen Universidade de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670

Abstract

Partindo do pressuposto de que toda guerra civil provoca redefinições de caráter identitário entre os grupos beligerantes frente à violência, teceremos considerações sobre a representação fílmica da Guerra na Ex-Iugoslávia, elegendo para isso os filmes Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojevi?, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanovi?, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004). Enquanto os dois primeiros filmes propõem uma imagem irreconciliável marcada pelo ódio, o último apresenta uma imagem poética de reconciliação através do amor. Palavras-chave: Cinema dos Bálcãs; Guerra na Ex-Iugoslávia; Identidade; Alteridade; Violência.

Published

2016-05-18

Issue

Section

Dossiê Literatura e Resistência