EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: POSSÍVEIS ENLAÇES

Authors

  • Vivian da Silva Lobato Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2706

Abstract

O presente artigo propõe-se a discutir a questão da memória individuale coletiva e os enlaces desta com a educação. O referencial teórico- etodológico está assentado nos estudos de Ecléa Bosi (1994; 2003) sobre memória e na teoria sobre memória social de Maurice Halbwachs (1993). Segundo os referidos autores, os processos memorativos são relacionados a campos de significação na vida do sujeito que recorda. Nesta perspectiva, entende-se que os estudos de memória em educação, com o aporte de alguns autores da Psicologia Social - Ecléa Bosi (1994; 2003); Maurice Halbwachs (1993), ajudam a elucidar a compreensão dos fenômenos educativos, das inquietações e dos desafios que na contemporaneidade têm mobilizado pesquisadores e professores. Entende-se ser relevante esse olhar sobre o passado, uma vez que esse encontro com a historicidade da educação possibilita fecundas formas de produzir novos saberes que possam ser investidos nas práticas educativas de nosso tempo.Palavras-chave: Educação. Memória. História.

Published

2016-05-22

Issue

Section

Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional