A METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA

Authors

  • Eraldo Souza do Carmo Universidade Federal do Pará
  • Maria Sueli Correa dos Prazeres Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2709

Abstract

Este artigo analisa as contribuições da Casa Familiar Rural, a partirda Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá. Especificamente, analisou a participação dos egressos e dos demais sujeitos nos processos formativos, em articulação com o desenvolvimento das comunidades e os rebatimentos teóricos e práticos sobre a experiência nas comunidades. Com base na abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista Semi-Estruturada com jovens, pais, monitores, docentes, coordenação pedagógica, egressos e representantes dos movimentos sociais, além da análise dos documentosque dão suporte legal à experiência, cadernos dos alunos, relatórios das atividades dos alunos, dos monitores e da coordenação pedagógica. Constatou-se que a experiência é significativa para os sujeitos do campo, uma vez que tem aliado educação e suas práticas de trabalho, o desenvolvimento das unidades produtivas à introdução de técnicas ligadas à agricultura familiar e ao fortalecimento da comunidade na luta pela legitimação dos direitos sociais.Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.Desenvolvimento de Comunidades.

Published

2016-05-22

Issue

Section

Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional