HOMOSSEXUALIDADE E O CONTEXTO EDUCACIONAL PARAENSE: A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS

Autores

  • Ligia T. Lopes Simonian Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/ Universidade Federal do Pará.
  • Jasson Iran M. da Cruz Secretaria de Estado da Educação do Pará/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2776

Resumo

Por meio deste paper, se discute a importância da criação e implementaçãode uma coordenadoria para tratar da educação de GLBT no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Especialmente no âmbito político, sabe-se que nesse estado os GLBT pouco persistem na educação formal, o que os fragiliza enquanto indivíduos e cidadãos. Realizou-se pesquisa documental e bibliográfica (envolvendo principalmente legislação, políticas públicas e movimentos sociais), bem como incorporou-se no trabalho materiais de pesquisas anteriores dos autores efetivados no Pará e na Amazônia. Assim, evidenciou-se não só a necessidade de uma política pública paraense afirmativa quanto aos GLBT, o que é essencial para o fortalecimento desses cidadãos frente a si mesmos, à sociedade e ao Estado.Palavras-chave: Homossexualidade. Política educacional. Pará.

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Publicado

2016-05-22