LEITURA E UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE LEITURA EM ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UFPA

Authors

  • Laura Maria Silva Araújo Alves Instituto de Ciências da Educação/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2787

Abstract

Este estudo se propõe a investigar o comportamento de leituras dos alunos do Curso de Pedagogia da UFPA. Participaram desta pesquisa 77 alunos matriculados no curso de Pedagogia da UFPA, campus Belém, dos anos de 2003 a 2004. Os sujeitos da pesquisa são 77% do sexo feminino; 80%solteiros com idade que variam entre 20 a 28 anos, e 80% nascidos na cidade de Belém e tendo, na sua maioria, estudado o Ensino Fundamental e Médio em escola pública. Para obtenção dos dados utilizou-se um questionário com perguntas sobre a leitura dos alunos. Os dados revelam que com relaçãoas leitura do curso, 55% apontam que lê mais freqüentemente livros didáticos da área da educação e 88% lê capítulos de livros e são motivados a ler para elaborar trabalhos (25%). Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de intervenções na prática de leitura dos alunos de Pedagogia.

Published

2016-05-22

Issue

Section

Dossiê Leitura e Letramento