NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NOTAS SOBRE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

Authors

  • Carlos Renilton Freitas Cruz Campus Universitário de Castanhal/ Universidade Federal do Pará.
  • Evanildo Moraes Estumano Instituto de Ciências da Educação/ Universidade Federal do Pará.
  • Evandro Costa de Medeiros Campus Universitário de Marabá/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2794

Abstract

Reflexão sobre o processo educativo com vistas a proporcionar aos educandos a capacidade de questionamento, problematização e intervenção crítico-criativa na realidade. Analisa-se a pesquisa como princípio educativo, por meio depesquisa bibliográfica, a partir da necessidade gerada nas experiências dos autores no campo de formação em programas de ensino e extensão universitária. Os argumentos básicos são que a aprendizagem é um produto “fenomenológico” resultado da atividade questionadora do sujeito, que ocorre por meio do significado que as coisas têm para as pessoas envolvidas.Resultante da reflexão teórico-prática considera-se a pesquisa como elemento curricular capaz de articular teoria e prática, cotidiano e saber escolar, como meio de construir aprendizagens que resultem em atitude ativa sobre a realidade pesquisada, reflexo da apreensão do sentido do conhecimento.

Published

2016-05-22