SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME) E A INCLUSÃO SOCIAL DOS JOVENS E ADULTOS DO CAMPO

Authors

  • Rosenildo da Costa Pereira Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4257

Abstract

Resumo: Aos poucos a realidade da educação do campo vem sendo modificada no cenário nacional no sentido de adequar o currículo, a metodologia e até mesmo ampliar a oportunidade de acesso ao ensino fundamental e médio no campo. Neste sentido, este texto teve como objetivo analisar o surgimento e contribuição do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) para com o acesso dos jovens e adultos filhos dos trabalhadores do campo do Município de Abaetetuba no estado do Pará/ Região Amazônica, em relação à educação básica, gratuita e obrigatória. Para tanto, utilizou-se de uma observação participante em uma escola ribeirinha em que funcionava o referido sistema, análise bibliográfica e documental sobre a referente temática que teve como intuito fundamentar tal discussão.  Palavras-chave: SOME. Educação do Campo. Jovens e Adultos do Campo.

Published

2017-03-02