POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E TERCEIRO SETOR: O PAPEL DO ITAÚ SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO PACTO PELA EDUCAÇÃO NO PARÁ

Authors

  • Luiz Miguel Galvão QUEIROZ Escola Superior Madre Celeste – ESMAC/PA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5381

Abstract

O artigo discute as políticas de educação e terceiro setor delimitado na atuação do Instituto Itaú Social no Pacto Pela Educação do Pará. O estudo elegeu o seguinte problema de pesquisa: Que nexos se estabelecem na ação do Estado com o Instituto Itaú Social no desdobramento das políticas para a Educação Básica na rede estadual de ensino do Pará? Trata-se de estudo bibliográfico por meio de revisão da literatura e pesquisa de campo, efetuada mediante levantamento documental e entrevista realizada com gestores, docentes, especialistas em educação, alunos e pais. A relação entre o Estado e o Terceiro Setor é definida mediante um aparato legal que assegura sua atuação no espaço público e a apropriação de recursos financeiros em suas ações.

Author Biography

Luiz Miguel Galvão QUEIROZ, Escola Superior Madre Celeste – ESMAC/PA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004). Mestre em Educação - Instituto de Ciências da Educação - UFPA (2010). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Currículo - NEPEC e Grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão escolar Democrática.

Published

2018-01-09

Issue

Section

Dossiê Trabalho e Educação Básica