EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESPAÇO PÚBLICO DA UNIVERSIDADE

Authors

  • Mara Rita Duarte de OLIVEIRA Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Tânia Maria de GÓES Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Jadson Fernando Garcia GONÇALVES Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5396

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do papel da Universidade pública na articulação de programas e projetos voltados para a educação do campo. Essa investigação se fundou a partir do nosso envolvimento no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e no Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo. A inquietação se fundou na perspectiva de compreender como a Universidade pública, apesar das exigências mercadológicas e das investidas do Estado Regulador, assume o importante papel na retomada do debate da educação como bem público e, em parceria com os movimentos sociais e outras instituições, assumem o desafio de ofertar cursos superiores para as populações do campo. Fortalecidos pela entrada na Universidade, as populações do campo vão tomando seu lugar na academia, construindo outra educação do campo e transformando a realidade do campo a partir dos projetos de educação emancipatória e solidária.Palavras-Chave: Universidade. Capitalismo. Educação do Campo.

Author Biographies

Mara Rita Duarte de OLIVEIRA, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEM/UFPA).

Tânia Maria de GÓES, Universidade Federal do Pará – UFPA

Licenciada em Educação do Campo do Campus Universitário de Abaetetuba (UFPA). Bolsista PIBIC/UFPA. Ex-bolsista PIBID-Diversidade (UFPA/Abaetetuba).

Jadson Fernando Garcia GONÇALVES, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor Adjunto I - Campus Universitário do Baixo Tocantins – UFPA.

Published

2018-01-09

Issue

Section

Artigos