CONFLITOS E RELAÇÕES DE PODERES ENTRE A JUSTIÇA E OS GÊNEROS SEXUAIS: O CRIME DE SEDUÇÃO DE MENOR DENTRO DA LITERATURA JURÍDICA BRASILEIRA – 1940-1990

Authors

  • Eder Adriano PEREIRA Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5441

Abstract

Este ensaio é parte de minha pesquisa de mestrado, a qual analisa, por meio de dezessete fontes processuais, arquivadas no acervo do Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa ? CEDAP, situado na UNESP/ Assis-SP, o crime de sedução de menores ocorrido entre 1940, com o advento do Código Penal, até o ano de 1990, com a instauração do Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA. Este, que, além de modificar a forma de direito e justiça sobre e para essa “nova clientela”, em finais dos anos 1990, também modificou a expressão “menor” para a de criança e adolescente, significando maiores tentativas e propriedades de entendimentos, cuidados, direitos e deveres para o pleno desenvolvimento dos mesmos em sociedade.Palavras-chave: Código Penal. ECA. Leis. Infância.

Author Biography

Eder Adriano PEREIRA, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Especialização em Educação pela Universidade de São Paulo, (2013). Professor Coordenador Pedagógico do E.E. Antônio Fontana , Brasil.

Published

2018-01-25