ABORDAGENS SOBRE A CONDIÇÃO DE CLASSE DAS JUVENTUDES DA AMAZÔNIA

Authors

  • João Paulo da Conceição ALVES Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Ronaldo Marcos de Lima ARAUJO Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5448

Abstract

Este trabalho analisa a inserção da(s) juventude(s) amazônica(s) no contexto social e a sua condição de classe. Como problema de pesquisa buscamos compreender: qual a condição de classe das juventudes da Amazônia, a partir da análise de dados oficiais sobre a(s) juventude(s) no estado do Pará? Para tanto, mediante a realização de pesquisa documental e a coleta de dados oficiais, foram organizadas as seguintes categorias de análise: Juventude urbana e violência; Juventude amazônida: trabalho/emprego e rendimentos; e Juventude amazônida e educação. A análise documental revelou que a juventude de origem trabalhadora paraense está fortemente submetida à violência urbana inclusive sob conseqüências fatais, possui uma inserção precoce e desqualificada no mercado de trabalho e que a escola não se coloca como uma alternativa capaz de promover uma formação mais humanizante a estes jovens.Palavras-Chave: Juventude; Violência; Trabalho; Educação; Classe Social.

Author Biographies

João Paulo da Conceição ALVES, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto A, nível I na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Ronaldo Marcos de Lima ARAUJO, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pesquisador produtividade do CNPq. Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ.

Published

2018-01-25