DIVERSIDADE LINGUISTICA NO PARÁ: MUNDOS DE LÍNGUAS INDÍGENAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Marília de Nazaré Ferreira Silva Universidade Federal do Pará
  • Ana Carla Costa Castilho Universidade Federal do Pará
  • Ana Cláudia Assunção Chaves Universidade Federal do Pará
  • Camila Néo Pereira Universidade Federal do Pará
  • Rafaela Viana Maciel Universidade Federal do Pará
  • Milena das Mercês Alcântara Universidade Federal do Pará
  • Sindy Rayane Ferreira de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2707

Abstract

O Pará, parte da Amazônia, é uma das regiões brasileiras com grandeconcentração de línguas indígenas que vivem lado a lado com diversas variedades da língua portuguesa e outras línguas estrangeiras (o japonês, falado no município de Tomé-Açu, o italiano) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Essa diversidade linguística se apresenta envolta em manifestações culturais e literárias várias que refletem também a diversidade social regional. Assim, a criação de um grupo PET/Conexões de Saberes de Letras/Língua Portuguesa (LP), na UFPA, teve como foco a educação sociolinguística, visando ampliar o conhecimento dessa diversidade linguística e literária no Pará, e de tópicos relacionados, tais como o bilinguismo, o multilinguismo, o contato entre línguas e o preconceito linguístico. O objetivo central do PET é proporcionar aos alunos de Letras a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos específicos de sua área de atuação profissional, oportunizando a partilha desses saberes com comunidades populares. O conhecimento científico poderá ser multiplicado, então, chegando a recônditos que jamais seriam alcançados,senão por meio de ações que promovem a ampla circularidade e troca de saberes. Direcionado a estudantes oriundos de comunidades populares urbanas, o PET de Letras visa alcançar a comunidade de um modo geral, democratizando o acesso a bens culturais.Palavras-chave: Amazônia. Diversidade. Línguas indígenas. LIBRAS.Comunidades populares.

Published

2016-05-22

Issue

Section

Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional