DO CAMPO PARA O CAMPUS: TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BAIXO TOCANTINS

Autores/as

  • Benedita das Graças Sardinha da Silva SEMEC/Universidade Federal do Pará
  • Marcos Marques Formigosa SEMEC/Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2710

Resumen

O presente artigo tem como objeto de estudo as políticas públicas paraa educação do campo executadas na Universidade Federal do Pará/CampusUniversitário de Abaetetuba, com o objetivo de discutir como tais políticaspúblicas foram implementadas e qual o reflexo dessas no interior da instituição. No processo de pesquisa, escolheu uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de coleta de dados documentos oficiais que dispõem sobre as políticas públicas para a educação do campo no Brasil. Constatou-se, a partir da pesquisa, que essas iniciativas contribuíram para o fortalecimento dos grupos de pesquisa no campus; estreitou as relações entre a instituição e os movimentos sociais, bem como suscitou a preocupação da universidade na formação de professores para atuarem em escolas do campo.Palavras-chave: Educação do campo. Políticas públicas. Pronera. Procampo.

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional