TAREFAS FUNDAMENTAIS NO FAZER MATEMÁTICO ESCOLAR: ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA

Autores/as

  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará.
  • Roberto Carlos Dantas Andrade Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2750

Resumen

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Instituto de EducaçãoMatemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em que fazemos uma reflexão acerca das tarefas para o estudo da Geometria Analítica Plana, presentes nas organizações didáticas de livros e textos adotados no ensino médio, de forma a identificar as relações existentes entre elas, em busca de evidenciar tarefas mais inclusivas, denominadas por nós de tarefas fundamentais, que articuladas subsidiam a resolução de outras tarefas e a partir deste tipo de tarefas propor uma organização matemática que possa contribuir para as organizações didáticas-matemáticas de professores de tal forma a possibilitar um fazer matemático escolar caracterizado por um fazer inteligível e justificado. Isso é realizado à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD).Palavras-chave: Geometria Analítica. Praxeologia. Tarefas Fundamentais.

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Educação Matemática