BRAÇOS ERGUIDOS DITEMOS NOSSA HISTÓRIA... EDUCAÇÃO DO CAMPO E ETNOMATEMÁTICA

Autores/as

  • Raimundo Santos de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2752

Resumen

Este texto é fruto de reflexões surgidas quando trabalhei questõesmetodológicas para o ensino da Matemática junto a professores do PRONERA. Tornou-se realidade a partir da necessidade de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos. Com enfoque na Etnomatemática, busca compreender como os significados e as representações atribuídas à Matemática influenciam suas práticas pedagógicas. Tem por objetivo geral, analisar os significados e representações dados à Matemática pelos professores do PRONERA, e, específicos: caracterizar o PRONERA; discutir a Matemática com enfoque na Etnomatemática; caracterizar os significados e representações dados àMatemática pelos professores do PRONERA; e, analisar as implicações para a prática pedagógica. Concluiu-se que as representações e significados atribuídos à Matemática pelos professores vêm carregados de interação social de contornos profundamente políticos, pois, sempre fazem uso deste conhecimento para compreender o mundo à sua volta.Palavras-Chave: Educação do Campo. Etnomatemática. Significados eRepresentações.

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Educação Matemática