A MEDIAÇÃO DA AFETIVIDADE EM EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA

Autores/as

  • Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo Universidade Federal do Pará.
  • Dionéia Sanches Leão Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2755

Resumen

A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre osresultados de uma pesquisa realizada numa turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolveram-se atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observaram-se graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificouse que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade queiam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino-aprendizagem. Afetividade.

Publicado

2016-05-22