A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA LUDICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA

Autores/as

  • Maria da Conceição Ferreria Baía IEMCI/ Universidade Federal do Pará.
  • Luiza Nakayama IEMCI/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2772

Resumen

Um dos principais problemas da sociedade contemporânea é a degradação do meio ambiente. A humanidade vive diante de um grande desafio: a preservação dos recursos naturais e consequentemente a preservação de sua própria existência. Diante desse quadro, a Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma forma mais abrangente e completa de educar. Neste contexto, a Associação Novo Encanto, em parceria com a Secretária Estadual de Meio Ambiente (SEMA), planejaram a execução de ações para os alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Ananindeua – PA, localizadas no entorno do PAB, com o objetivo de estudar o uso do lúdico como estratégia para sensibilizar essas crianças para a importância do local, como espaço de lazer, de reserva ambiental de biodiversidade e recursos hídricos.Palavras-chave: Ludicidade. Educação Ambiental. Ensino Fundamental.

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Educação Ambiental