PEDAGOGIA EM AMBIENTE NÃO-ESCOLAR: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ.

Autores/as

  • Gilmar Pereria da Silva Campus Universitário de Cametá/ Universidade Federal do Pará.
  • Riane Conceição Ferreria Freitas Tribunal de Justiça do Estado do Pará/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2777

Resumen

O presente trabalho é parte da pesquisa “A regulamentação do curso depedagogia e a atuação do pedagogo no Judiciário”. Ele remete à ânsia em tematizar as construções teóricas recentes na área da investigação em educação, na qual o exercício profissional do pedagogo extrapola os liames da docência e se insere em áreas que vão além dos recursos humanos das empresas ou de ações inseridas em projetos e programas, quase sempre com modalidades de cunho formativo, lúdico e recreativo. As breves observações a respeito das políticas públicas educacionais que regulamentam o curso de pedagogia e a consequente formação das instituições de educação superiores visam a estabelecer um debate sobre as transformações no mundo do trabalho envolvendo o profissional da pedagogia, enfocando a atuação dopedagogo no Poder Judiciário. Assumimos o materialismo dialético como principal referência para a nossa pesquisa e utilizamos os procedimentos característicos da pesquisa qualitativa.Palavras-chave: Regulamentação. Formação. Atuação.

Publicado

2016-05-22