A NOVA DEMANDA DO CAPITAL POR ESCOLARIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE TRABALHADORES A NOVA DEMANDA DO CAPITAL POR ESCOLARIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE TRABALHADORES

Autores/as

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo Instituto de Ciências da Educação/ Universidade Federal do Pará.
  • Doriedson Rodrigues Campus Universitário de Cametá/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2793

Resumen

O trabalho em questão, seguindo a concepção materialista de linguagem proposta por Bakhtin, analisa o discurso de trabalhadores de uma filial multinacional Alemã, considerando a articulação entre capital e demanda porescolaridade. De um modo geral, verifica-se que a escolarização, entendida como correspondendo a um corpo de saberes definido pelas séries escolares e por capacidades intelectuais também correspondentes às séries, não temrelação direta com as novas tecnologias organizacionais e de gestão adotadas pela empresa pesquisada, evidenciando, possivelmente, a circularidade da Teoria do Capital Humano, conforme Frigotto, de que para se ter desenvolvimento econômico é necessário maior escolaridade e investimento em educação, mas para ter investimento em educação é necessário maior capacidade de recursos do Estado gerado por um desenvolvimento econômico.

Publicado

2016-05-22