O MUNDO DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores/as

  • Roseane Reis Fernandes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3013

Resumen

Este estudo teórico trata a in? uência da Teoria do CapitalHumano nos modelos e currículos de formação continuada deprofessores, ao defender a responsabilidade da escola em remontar novomodelo de educação, cujo ensino forme alunos que correspondam e seadaptem, sobremaneira, às transformações econômicas, tecnológicas,políticas e sociais da contemporaneidade. Carnoy (2006), Frigotto(2006), Pires (2005), Shultz (1971) defendem que determinadossegmentos da sociedade, como políticos, empresários, organismos, entreoutros, consideram o processo de escolaridade elemento fundamentalna formação de capital humano para competitividade econômicae progressividade da riqueza social e renda individual. Assim, ocurrículo dos programas de formação continuada de professoresassume centralidade na formação para essa demanda.Palavras-chave: Formação Continuada. Currículo. Capital Humano.Trabalho.

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Currículo