Este estudo surgiu a partir das inquietações vivenciadas nadisciplina Psicologia da Aprendizagem, ministrada nas turmas doCurso de Licenciatura em Matemática, e teve como objetivo investigara percepção conceitual dos professores em formação inicial em relaçãoà disciplina, na perspectiva de identi? car as aproximações e osdistanciamentos que existem entre a disciplina e a curso. A investigaçãofoi realizada junto a 21 alunos, selecionados nas três turmas em queministramos a disciplina. As informações foram constituídas viaquestionário com questões semiestruturadas. As respostas dadas aosquestionamentos – Percepção conceitual dos professores em formaçãosobre a Psicologia da Aprendizagem. A relação/identidade dosProfessores em formação com a disciplina Psicologia da Aprendizagem.Distanciamentos e Aproximações entre a Psicologia da Aprendizagem e a Licenciatura em Matemática – serviram de eixos de análise. Asanálises foram baseadas na metodologia da Análise Textual Discursiva,defendida por Roque Moraes. Os resultados apontam que naspercepções desses professores em formação, existem distanciamentose aproximações na relação entre Psicologia da Aprendizagem e aLicenciatura em Matemática.Palavras-chave: Psicologia. Aprendizagem. Percepção. Aproximações.Distanciamentos.