CULTURA, COTIDIANO QUILOMBOLA E O BRINCAR DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS DE ABAETETUBA?PA

Autores/as

  • Eliana Campos Pojo Universidade Federal do Pará/UFPA
  • Josilene Ferreira Barreto Universidade Federal do Pará/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3078

Resumen

Este texto é parte integrante da pesquisa desenvolvidapor meio do projeto de intervenção metodológica denominadoIntegrando conhecimentos e saberes: uma experiência educativana primeira escola quilombola de Abaetetuba-PA, desenvolvidopelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado eEducação – GEPESEED, com re. exões que envolvem as seguintesdimensões: cultura quilombola, cotidiano e o brincar de criançasribeirinhas do rio Baixo-Itacuruçá, nesse município. O objetivo foidiscutir a cultura quilombola a partir das brincadeiras das criançase de seu cotidiano, buscando apreender sentidos e signi. cadosquanto à dinâmica cultural e sua importância para a identidadeda comunidade. A pesquisa focalizou estudos de cunho etnográ. cosituando o caráter observativo, participativo, de conhecimentodenso da comunidade, por onde perpassamos o acompanhamentodas brincadeiras das crianças, a interlocução com conversasjunto às crianças e adultos, a produção de o. cinas envolvendoas crianças e, ainda, a observação das práticas sociais do lugar,de modo geral. Do processo, observamos que o estudo possibilitoucompreender as crianças como agentes produtoras de cultura,como cidadãos que interagem como os diversos meios produtivos,seja via o convívio com os adultos aprendendo, por exemplo, aprodução da farinha, o plantio da roça, também na relação comoutras crianças ensinando e aprendendo novas brincadeiras e comseus pais trocando experiências cotidianas de modo que demarcamo existir, sendo transformadoras da própria cultura.Palavras-chave: Cultura Quilombola. Cotidiano. Brincar.

Publicado

2016-05-22